Oração da Madre Teresa – IV

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “oração da Madre Teresa – IV”.

Continuando e terminando o comentário sobre a oração da Madre Teresa:

A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!
 
A maior proteção efetiva: o sorriso

Chama atenção o fato de Madre Teresa falar do sorriso como proteção. Normalmente vemos o sorriso como algo que faz bem para a alma e até para a saúde. Penso que Madre Teresa estivesse querendo dizer que o sorriso nos protege contra o mal. O sorriso sincero, verdadeiro, desarma todo o mal. Depois, todo mundo colhe o que semeia: se semeio sorriso, vou colher sorriso, e, consequentemente, amor.

O maior remédio: o otimismo

De fato, quantas doenças surgem pelo pessimismo!!! Depressão, tristeza, amargura, mau humor etc. Por outro lado, que remédio maravilhoso é o otimismo: enche a alma de alegria, de paz, de esperança, de coragem, de ousadia etc. Porém, o otimismo não vem na base do braço, da força. O otimismo vem da fé, pois só Deus vence todas as batalhas. Saibamos nos apoiar mais em Deus para crescer na virtude do otimismo, que pode ser cada vez maior à medida que aumenta a nossa fé.

A maior satisfação: o dever cumprido
 
Gosto muito de um verso de Fernando Pessoa na poesia “Mensagem”: “Meu dever fez-me. O desejo de ser rei almou meu ser”. Meu dever fez-me. Que profundidade têm essas palavras!!! O cumprimento do dever nos molda, nos transforma, nos torna reis. O ser humano foi feito para edificar, para construir. Por isso o cumprimento do dever nos enche de satisfação. Assim como o perder tempo, o jogar tempo fora, nos entristece, nos deixa vazios.

A força mais potente do mundo: a fé

Uma biógrafa fala acerca de São Josemaria, que foi um dos grandes santos do século XX, que a poderosa musculatura da sua fé o tornou um gigante. Gosto muito desta frase: “a poderosa musculatura da fé”. Como as pessoas que exercitam os músculos se tornam fortes fisicamente! Agora imaginem fortalecer os “músculos da alma”, de fé! De fato, as pessoas mais fortes que conheci são as pessoas de fé. E, quanto mais fé, mais fortes. A fé extrai forças de onde não imaginamos!!!

As pessoas mais necessárias: os pais

Achei muito interessante uma frase que vi uma vez num carro: “Família: uma ideia genial de Deus”! Que seríamos nós se não fossem nossos pais ou aqueles que os substituíram pela sua ausência. Que saibamos agradecer diariamente os pais que temos ou que tivemos. Que saibamos, por isso, ser muito, muito delicados com nossos pais e que rezemos por eles diariamente, tentando compreender suas falhas e limitações.

A mais bela de todas as coisas: o AMOR

O amor é tudo!!! São João diz na sua carta que Deus é Amor. E, se Deus é Amor e nós somos imagem e semelhança d’Ele, nós somos amor. Por isso, o que mais realiza o ser humano é o amor. Amar e ser amado. Portanto um segredo para ser feliz é este: dar amor continuamente.

Uma santa semana a todos!
 
Padre Paulo