O que significa colocar Deus em primeiro lugar

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “Deus em primeiro lugar”.

Gostaria de falar desta vez sobre o que significa colocar Deus em primeiro lugar. Muitas pessoas falam que o fazem, mas será verdade mesmo?

Podemos dizer que colocar Deus em primeiro lugar é viver o que Jesus Cristo disse quando uma pessoa perguntou a Ele qual é o primeiro de todos os mandamentos: “O primeiro de todos os mandamentos é este: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento” (Marcos, 12, 28-30).

É examinando essas palavras de Cristo que podemos saber se O estamos colocando em primeiro lugar. E Cristo destaca quatro qualidades desse amor. Vejamos o que essas qualidades significam.

a) com todo o teu coração

Com todo o nosso coração significa que devemos amá-Lo não apenas com uma partezinha do nosso coração, mas com todo ele.

Significa também que Deus deve ser o nosso “primeiro amor”. O nosso amor por Ele deve estar acima do que temos pelos nossos pais, pelo marido, pela esposa, pelos filhos, pelos amigos etc.

Significa que devemos pensar mais nEle durante o dia do que nos outros amores. Quem está apaixonado dorme pensando no seu amor e acorda pensando nele.

Meu amor por Deus tem sido assim? Meu coração vai para Ele o dia inteiro? Penso mais nEle do que nas outras pessoas, do que em mim?

b) com toda a tua alma

Amar com toda a alma é identificar a nossa alma com a alma de Deus. É seguir os seus conselhos, os seus mandamentos.

De fato, quem ama leva muito em conta os conselhos da pessoa amada. Muito mais se esta pessoa é Deus, é Pai, e quer o nosso bem.

Identificar nossa alma com a dEle, seguir os seus conselhos é:
– viver os seus mandamentos (sei quais são?; vivo todos eles?);
– seguir os seus conselhos no dia a dia;
– lutar por parecer-nos cada vez mais com Deus: na bondade, no amor, na responsabilidade, na lealdade, na generosidade, na humildade, no desprendimento dos bens materiais etc.

c) com toda a tua força

Quer dizer empreender toda a força para amá-Lo, para viver os seus mandamentos, para seguir os seus conselhos, para lutar por parecer-nos cada vez mais com Ele etc.

Qual é a força que tenho colocado, por exemplo, para ir à missa todo domingo? Qual é o empenho que tenho mostrado para rezar diariamente? É maior do que o esforço para cuidar do meu corpo (indo à academia, fazendo rigorosas dietas etc), maior do que o esforço para trabalhar e ganhar dinheiro?

d) com todo o teu entendimento

Significa colocar “todo o entendimento” para compreender os seus ensinamentos, os seus mandamentos, o que ensinam o papa e a Igreja, que são a sua representação aqui na terra etc. Quantas pessoas emitem críticas sem nunca ter se aprofundado! Quantas pessoas vão repetindo o que todo mundo repete sem nunca ter estudado a fundo a doutrina da Igreja!

Que esses quatro adjetivos do amor nos sirvam para fazer um balanço contínuo sobre se estamos colocando Deus em primeiro lugar. Vale a pena fazermos esse balanço, pois colocar Deus em primeiro lugar é ir ao encontro da verdadeira felicidade.

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo