Fé e solidez de vida

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “fé e solidez de vida”.

Costumo dizer que o conhecimento da fé, isto é, o conhecimento das verdades de fé constitui um chão bem sólido, como um chão de granito, onde apoiamos toda a nossa vida.

Sem o conhecimento profundo dessas verdades, o chão onde pisamos é extremamente frágil. Em alguns lugares ele é sólido, consistente, mas em outros há buracos, em outros parece uma areia movediça, na qual começamos a afundar, em outros se assemelha a um terreno pantanoso etc.

A minha experiência conversando com milhares de pessoas ao longo dos meus anos de sacerdócio me levou a ver que muitos dos sentimentos ruins que as pessoas têm hoje, como o sentimento de medo, de temor, de tristeza, de angústia, de depressão, de ansiedade, de vazio etc., ocorrem porque lhes falta um bom conhecimento das verdades de fé.

Por que esse conhecimento é tão importante? Por que ele nos dá essa solidez? Porque são ensinamentos de Deus, de Jesus Cristo, para nós. E Deus, como nos criou, conhece melhor do que ninguém as verdades pelas quais devemos nos pautar. Só Deus pode construir um chão para nós extremamente sólido, onde não haja nenhum buraco, nenhuma parte fofa, nenhuma parte líquida, de tal maneira que nos permita caminhar pela vida extremamente seguros.

Pensemos, por exemplo, na verdade extraordinária, transformadora que é a morada da Santíssima Trindade na alma da pessoa que está em estado de graça. O que diz a nossa fé? Diz que, se estamos em estado de graça, ou seja, se não temos nenhum pecado grave no coração, porque não o cometemos ou porque nos confessamos depois de tê-lo cometido, a Santíssima Trindade mora dentro da nossa alma. Essa é uma promessa de Cristo: “Aquele que me ama guarda a minha palavra, e meu Pai o amará e nós viremos a Ele e Nele faremos morada” (João 14, 23). Que coisa impressionante: a Santíssima Trindade morar dentro da nossa alma!!! E não de um modo figurado, mas real!!! Não é fato que essa verdade é transformadora? Não é fato que essa verdade nos enche de paz, de segurança?

Onde eu posso encontrar essas verdades de fé de um modo completo e ordenado? No catecismo da Igreja Católica. O catecismo é um livro elaborado pela Igreja que tem a finalidade de reunir as principais verdades de fé. Ali está tudo o que Deus foi revelando ao longo dos séculos. Ali está tudo o que Jesus Cristo ensinou aos apóstolos.

Pensando na importância de ter esse conhecimento, criei um blog com um resumo do catecismo (http://catecismoresumo.wordpress.com). Nele podemos adquirir os conhecimentos básicos da fé. Sugiro que todos vocês o leiam. Mas seria bom também comprar o catecismo da Igreja para um aprofundamento posterior.

A fé sem o seu conteúdo é um grande dom, mas nos deixa ainda muito frágeis. A fé com o seu conteúdo é o maior dom que podemos ter na vida. Pois a fé é a nossa maior força, a nossa maior arma para a vida. Um pessoa com fé sólida é uma pessoa extremamente forte, cheia de paz, de serenidade, de alegria, de esperança, de otimismo etc. O que mais queremos?

Vamos em busca dessa fé e nossa vida se encherá de uma solidez inexpugnável. Vale a pena!!!

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo