Descobrindo a filiação divina

Gostaria de falar esta semana sobre a filiação divina.
 
A filiação divina é uma das verdades mais importantes e fundamentais do cristianismo!
 
E o que diz esta verdade? Que somos, nada mais nada menos, que realmente “filhos de Deus”!!! Ou seja, não é uma frase feita, uma consideração bonita, mas irreal. Não, é realmente assim: somos filhos de Deus. E filhos de Deus em linha diretíssima, assim como somos filhos dos nossos pais aqui na terra.
 
Por isso, dizia S. João na sua carta, maravilhando-se desta realidade: “Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato” (1 Jo 3, 1).
 
Uma pessoa que descobre esta realidade, passa a viver de outra forma aqui na terra!!! Pois, quem se sabe filho de Deus:
 
a) vive com grande paz e serenidade
 
De fato, como não viver em paz e serenidade se o meu Pai é Deus!!! O que de ruim eu posso temer se Deus é meu Pai?
 
Quantas vezes já vimos uma imagem de Nossa Senhora com o Menino-Jesus dormindo em profunda paz no seu colo? Pois bem, quem se sabe filho de Deus, sente-se como o Menino-Jesus deitado no colo de Deus.
 
Tenho encontrado paz e serenidade na minha vida? Não será que ainda não descobri que sou filho de Deus?
 
Coloquemos em prática o que dizia um sacerdote santo:
 
“Descansai filhos na filiação divina. Deus é um Pai, cheio de ternura, de infinito amor. Chamai-o Pai muitas vezes, e dizei-lhe – no silêncio da tua alma – que o quereis, que o quereis muitíssimo, que sentis o orgulho e a força de ser seus filhos” (S. Josemaria Escrivá).
 
b) vive com grande confiança e esperança
 
É claro que seja assim! Se Deus é meu Pai, estou protegido! Se Deus é meu Pai, podemos vencer todas as dificuldades, podemos superar todos os obstáculos!
 
Portanto, tudo é visto com esperança! Enchemo-nos de um profundo otimismo a toda prova!
 
Será que tenho vivido assim: com uma esperança total, até a última fibra da minha alma? Se não tenho vivido assim é porque ainda não descobri que sou “filho de Deus”!
 
c) vive com grande segurança
 
Quantas pessoas conhecemos que são muito inseguras. Parece que o seu chão vai afundar a qualquer hora! Quantas pessoas que vivem angustiadas com a vida, com as decisões que devem tomar na vida!
 
Será que estas pessoas já descobriram a filiação divina? Claramente, não! Se descobrissem, não seriam assim. Se descobrissem, encontrariam um chão solidíssimo, um corrimão firmíssimo!
 
Como se vê, a descoberta da filiação divina pode mudar completamente o nosso modo de viver!
 
Façamos o propósito de considerar muitas vezes esta realidade e de incorporá-la na nossa vida. Assim, encontraremos a paz, a serenidade, a esperança e a segurança que tanto almejamos!
 
Uma santa semana a todos!

Deixe uma resposta