Como mudar o mundo?

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “como mudar o mundo?”.

Qual de nós não gostaria de mudar este mundo, torná-lo melhor? Qual de nós não gostaria que reinassem neste mundo o amor e a paz e desaparecessem as drogas, a violência, a corrupção que tanto assola o nosso país, a inveja, as guerras, a pobreza, a injustiça em todas as formas etc.?

E aí vem a pergunta: como podemos contribuir? Penso que podemos fazer isso de duas formas:

1. Inflamando o nosso coração no desejo de mudar este mundo.

Como diz o famoso refrão, “ninguém dá o que não tem”. De fato, como vamos mudar este mundo se nosso coração não está pegando fogo, ardendo nesse desejo?

Nosso coração pode estar frio, pode estar morno e pode estar ardendo no desejo de mudar o mundo. Como está hoje o meu coração acerca desse desejo?

Para deixá-lo ardente nesse sentido, quem é nosso modelo? Quem foi que mais deixou marca neste mundo? Quem mais ardia em desejos de tornar este mundo melhor? Jesus Cristo.

O segredo, portanto, é meditar na vida de Cristo. Crescer no seu amor. Ser inflamado pelo seu Amor. Se o meu coração encostar numa pedra de gelo, ele ficará gelado. Se ele encostar numa árvore, ficará na sua temperatura. Se encostar em Cristo, ou Dele se aproximar, ficará uma brasa.

Para nos aproximarmos de Cristo, uma dica é ler com frequência os Evangelhos, que são os livros da Bíblia que narram a sua vida, ou seja, São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, e conversar com Jesus sobre o que vamos lendo. É a leitura e a meditação nos Evangelhos que inflamarão o nosso coração no desejo de fazer o bem, de mudar este mundo.

2. Juntar forças

Ir em busca de pessoas boas que conhecemos, que estão à nossa volta, que gostariam de estar fazendo mais por este mundo, mas estão um pouco adormecidas. Se conhecemos pessoas que já estão inflamadas nesse desejo, melhor.

Quem são as pessoas pelas quais devemos procurar em primeiro lugar? As que têm mais influência na sociedade. Por quê?  Porque, se essas pessoas se aproximam mais de Deus, elas poderão arrastar muitas outras atrás de si.

E o que dizer para elas?

Perguntar se sentem uma inquietação de fazer mais por este mundo para torná-lo melhor. Se são pessoas boas, é quase certo que dirão que sim. Aí propor a elas que se juntem para fazer isso. Então vocês podem pensar numa causa que gostariam de defender: ajudar as pessoas que vivem na rua a encontrar abrigo, ajudar as crianças que são órfãs, ajudar as mulheres que estão com câncer de mama, ajudar as famílias que possuem filhos autistas, combater a corrupção, ajudar as pessoas pobres a criar o próprio negócio etc.

Podem pensar também na causa que conduz todas as causas: levar Deus para as pessoas. Se as pessoas tivessem mais Deus no seu coração, este mundo estaria completamente diferente. Nenhum mal haveria no mundo. Pensemos, por exemplo, no número de católicos que há no mundo. São cerca de 1 bilhão e 200 milhões. É uma cifra muito grande, que representa perto de um quinto da população mundial. Imaginem se esse universo de 1 bilhão e 200 milhões resolvesse abrir totalmente o seu coração para Deus, abrir o coração para Jesus, e seguir os seus passos. O que aconteceria? Simplesmente este mundo seria outro!!! Haveria uma verdadeira revolução!!! E todo o mal que há no mundo praticamente desapareceria!!!

E, para levar Deus para o coração das pessoas, precisamos abrir o nosso a Ele. Abrir-nos aos seus mandamentos. Voltar a ir à missa aos domingos, voltar a colocá-Lo em primeiro lugar. Voltar a ter intimidade com Cristo, com Nossa Senhora. Colocarmo-nos nas suas mãos para ser um instrumento deles neste mundo. Ouvir o que Deus tem a nos dizer:
– sobre o nosso comportamento,
– sobre o que temos de mudar (amar mais o próximo, perdoar, pensar menos em nós mesmos, ser mais pacientes etc.),
– sobre o tempo que temos de dedicar a Ele no dia a dia, se está sendo suficiente ou não,
– sobre o que Ele quer que façamos aos outros no dia de hoje etc.

É impressionante o impacto provocado em milhares e milhares de seguidores por pessoas influentes na sociedade, que se abriram para Deus e postaram algo nesse sentido no Facebook ou no Instagram!!! É que há muitíssimas pessoas sedentas de Deus!!!

Uma última dica: para estabelecer essa conexão com Deus e ter o coração inflamado no seu amor, ajuda muito a direção espiritual; o auxílio de um sacerdote que vai nos guiando no caminho de Deus e vai nos orientando a deixar o nosso coração numa brasa ardente.

Vamos sonhar em mudar este mundo!!! É possível!!! Só é preciso que as pessoas se abram a esse ideal tão grande. Vale a pena!!! E há muito mais gente boa, gente com o coração adormecido, do que pessoas más. Podem acreditar nisso!!!

Uma semana abençoada a todos!
 
Padre Paulo