Agenda positiva

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “agenda positiva”.

Basta começarmos o dia e abrirmos o jornal para ficarmos afogados com tanta notícia negativa suficiente para revirar o nosso estômago e estragar o nosso café da manhã. No meio do caminho para o trabalho vamos vendo todos os problemas da nossa cidade, além do trânsito ou de gente que não sabe dirigir ou respeitar as leis do trânsito. Chegamos no trabalho e nos deparamos com uma quantidade enorme de problemas para resolver. Na família então nem se diga: gente que não se fala, pessoas doentes etc.

Diante de todas as dificuldades da vida, é muito fácil que fiquemos imersos num clima negativo e pesado, olhando só para os problemas. E isso faz muito mal para nós e para as pessoas que vivem à nossa volta.

Diante desta realidade, nossa atitude deveria ser esta: não deixar com que os problemas consumam nossas energias!

E como podemos fazer isso?

Em primeiro lugar, aumentando a nossa fé. Com a fé vamos adquirindo a certeza de que Deus nunca nos abandona e nos ajuda a resolver todas as dificuldades desta vida. Sem fé, por outro lado, somos as pessoas mais inseguras que existem.

Em segundo lugar, não focando toda a nossa atenção nos problemas. Como sabemos, a vida tem muitas coisas boas. Costumo dizer que a vida tem 90% de coisas boas e 10% de coisas ruins. Precisamos aprender a olhar mais para as coisas boas. Precisamos aprender a agradecer tudo o que temos. Neste sentido é muito importante aprender a reparar nas coisas mais simples desta vida como o brilho do sol, o desabrochar de uma flor, o canto dos pássaros etc.

Em terceiro lugar, aprender a ter uma agenda positiva
. Muitas vezes ficamos afogados nos problemas, pois não temos grandes ideias, grandes projetos para esta vida. Se nosso voo é como de uma galinha, praticamente tudo o que existe é um obstáculo para nós, até um cupinzeiro. Por outro lado, se temos grandes projetos para esta vida (uma agenda positiva), se nosso voo é como o de uma águia, as montanhas não deixam de existir, mas ficam num nível bem inferior, quase insignificante.

Ter uma agenda positiva é:
– estar focado em coisas boas, de valor, que possam fazer a diferença na vida das pessoas;
– ter grandes ideais, voar alto;
– estar apaixonado pelo trabalho, sonhando em fazer do trabalho uma ocasião para fazer um grande bem para a sociedade como gerar empregos, fornecer um produto de qualidade para o bem das pessoas etc;
– estar apaixonado pelo projeto de construir uma bela família, com filhos maravilhosos, que vão contribuir para o bem do mundo;
– participar de um projeto social empolgante com o intuito de ajudar pessoas necessitadas;
– querer amar cada dia mais a Deus para se tornar uma pessoa melhor e iluminar os caminhos das pessoas etc.

Pensando nestas ideias, posso dizer que tenho uma agenda positiva? Posso dizer que estou empolgado com sonhos altos? O ser humano não foi feito para ter uma vidinha, e sim uma Vida com maiúscula; fomos feitos para voar como as águias. Se perguntarmos para Deus quais são os projetos que devemos ter para esta vida, com toda a certeza Ele nos mostrará, pois Ele nos fez justamente para realizá-los.

Que estas ideias nos ajudem a ser muito mais positivos aumentando a nossa fé, focando nossa atenção nas coisas boas e sabendo sobretudo ter uma agenda positiva. E que a convivência familiar seja sempre muito animada, onde os temas mais falados sejam as agendas positivas de cada um.

Uma semana abençoada a todos!

Padre Paulo